Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

Ser feliz.

O que é felicidade?
De onde ela vem?
Nem mesmo os cientistas sabem definir exatamente.

Alguns acreditam que seja genética, ou seja ter saúde, ou mesmo outros fatores, todos fora de nosso controle direto.
Mas uma pesquisa mais recente revelou que talvez possamos, através de nosso próprio esforço, encontrar a verdadeira felicidade.

No meio dessas controvérsias, alguns pesquisadores fizeram uma lista com coisas que podem nos dar aquele empurrãozinho em direção a uma vida mais feliz.

1 Seja sinceramente grato

Alguns participantes de uma pesquisa foram convidados a escrever cartas de agradecimento às pessoas que os tinham ajudado de alguma forma. O estudo constatou que essas pessoas relataram um aumento duradouro na felicidade, que durava de semanas a meses, após escreverem a carta. O que é ainda mais surpreendente: o envio da carta não é necessário. Alguns dos participantes escreveram a carta, mas não chegaram a entrega-la, contudo elas também se sentiram mais felizes.

2 – Seja otimista

Outra pratica que parece ajudar é o pensamento otimista. Os participantes do estudo foram convidadas a visualizar um futuro ideal – por exemplo, viver com um parceiro amoroso e solidário, ou encontrar um trabalho que tanto desejam – e descrever isso tudo em seu diário. Depois de fazer isso por algumas semanas, essas pessoas também relataram aumento das sensações de felicidade e bem-estar.

3 – Lembre das coisas boas que aconteceram com você

Pessoas que praticam escrever as coisas boas que aconteceram com elas todas as semanas, mostram significativo aumento da felicidade. Parece que o ato de se concentrar no positivo, ajuda as pessoas a lembrar dos motivos para ser feliz.

4 – Use melhor seus pontos fortes

Outro estudo pediu que as pessoas a identificassem quais as coisas que elas sabiam fazer bem, depois tentassem usar essas habilidades em diversas situações. Por exemplo, você é um bom contador de piadas, então tente usar seu talento no mais diversos lugares, como reuniões, no maohorário de almoço, ajudando amigos triste a rirem. Segundo a pesquisa, isso nos faz bem mais felizes.

5 – Ajude os outros

Ajudar os outros, acaba nos ajudando também. As pessoas que doam tempo e dinheiro para a caridade, ou que altruisticamente ajudam as pessoas necessitadas, tendem a serem mais felizes.